Logistica reversa
Apresentado na Agenda 21 (plano estratégico para o desenvolvimento sustentável) o princípio dos 3R's propõe a redução do uso de matérias-primas e energia, reutilização direta de produtos e a reciclagem de materiais. A hierarquia dos R's segue o princípio de que causa menor impacto evitar a geração do lixo do que reciclar os materiais após seu descarte.
A Natureza agradeceria aos homens, se a ordem de prioridade fosse a dos 3R's, começando com REDUZIR, que é a forma mais interessante para a preservação ambiental ou a preservação dos recursos naturais.
Para reduzir é preciso produzir menos resíduos. Os centros brasileiros produzem 100 mil toneladas de lixo diariamente, sendo que, cerca de 60% é matéria orgânica, isto é, alimento que está sendo jogado fora. Apenas 63% dos domicílios contam com coleta regular de lixo. A população não atendida algumas vezes queima seu lixo ou dispõe-no junto a habitações, logradouros públicos, terrenos baldios, encostas e cursos de água, contaminando o ambiente e comprometendo a saúde humana. Não é difícil perceber a necessidade de re-educar a sociedade para uma conscientização ambiental. O lixo depositado a céu aberto, nos chamados lixões, provoca a proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos, etc.), gera maus odores e, principalmente, contamina o solo e as águas superficiais e subterrâneas. Mesmo os aterros sanitários, por mais bem construídos que sejam, também causam impactos ambientais e à saúde, já que a penetração das águas das chuvas contamina os lençóis freáticos.
Num quadro