analise volumetrica
ENGENHARIA QUÍMICA– EQ1M
ILSO CHRIST GOUVÊA BARBOSA
LORENA MEDEIROS
MAYCON VENTURINI
RAINER DE SOUZA BARBOSA
RENAN GANDINI
Prática n° 13: (27/05/13)
ANÁLISE VOLUMÉTRICA
Disciplina: Química Geral e Inorgânica I
Professora: Adriana Canal das Virgens
VILA VELHA
MAIO - 2013
ILSO CHRIST GOUVÊA BARBOSA
LORENA MEDEIROS
MAYCON VENTURINI
RAINER DE SOUZA BARBOSA
RENAN GANDINI
ANÁLISE VOLUMÉTRICA
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Química apresentada a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina: Química Geral e Inorgânica I sob orientação da Professora: Adriana Canal Das Virgens.
VILA VELHA MAIO – 2013
INTRODUÇÃO
Titulação é um método de análise quantitativa, que nos informa dados de quantidade de uma substância desconhecida a partir de uma substância conhecida. Ela pode ser do tipo ácido-base, mas também existem outros tipos como a volumetria de precipitação e a volumetria de oxirredução. Todas elas se baseiam no princípio da equivalência.
Chama-se titulante aquela substância de concentração conhecida e de titulado a substancia desconhecida. A parte prática consiste em adicionar vagarosamente o titulante sobre o titulado até que este atinja o ponto de equivalência (geralmente mudança de cor). Para percebemos esse pontos usam-se indicadores ácido-base.
Normalmente, para se fizer uma titulação, utiliza-se um frasco de erlenmeyer (onde são postos o titulado, água e um indicador ácido/base) e uma bureta, onde está contido o titulante.
OBJETIVOS
Mostrar que, por intermédio de uma solução de base forte, de concentração conhecida, é possível determinar a concentração de uma solução do ácido forte, ou vice-versa;
Mostrar como se reconhece o ponto final de uma reação de neutralização ácido-base por meio de um indicador;
Determinar o