resumo Isabel Sole
A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto para satisfazer um propósito ou finalidade. Lemos para algo: devanear, preencher um momento de lazer, seguir uma pauta para realizar uma atividade, entre outras coisas.
Para compreender o texto o leitor utiliza seus conhecimento de mundo e os conhecimentos do texto. Por isso a leitura pode ser considerada um processo constante de elaboração e verificação de previsões que levam a construção de uma interpretação.
É fundamental que ao ler, o leitor se proponha a alcançar determinados para determinar tanto as estratégias responsáveis pela compreensão, quanto o controle que, de forma inconsciente, vai exercendo sobre ela, à medida que lê. O controle da compreensão é um requisito essencial para ler de forma eficaz.
Para que o leitor se envolva na atividade leitura é necessário que esta seja significativa. É necessário que sinta que é capaz de ler e de compreender o texto que tem em mãos. Só será motivadora, se o conteúdo estiver ligado aos interesses do leitor.
Como isso pode ser transferido para a sala de aula: sabe-se que na diversidade da classe torna-se muito difícil contentar o interesse de todas as crianças com relação à leitura, portanto, é papel do professor criar o interesse.
Uma forma possível de propiciar esse interesse é possibilitar diferentes suportes para a leitura, que incentivem atitudes de interesse nos leitores.
Ao professor cabe o cuidado de analisar o conteúdo.Como a Isabel mesma disse que :A Educação Infantil tem um papel importantíssimo na formaçãodas meninas e dos meninos em todas as suas capacidades e, é claro, também no que se refere à alfabetização.
Quando a escola infantil organiza atividades relevantes do ponto de vista social e promove a participação dos pequenos nessas atividades, de modo que, progressivamente, possam apropriar se dos conteúdos (estratégias, valores, noções, conceitos, atitudes, etc.)Em torno dos quais se desenham essas