Logistica no Comercio Eletronico
O comércio eletrônico é a transação realizada por meio eletrônico de dados, normalmente internet. Situação em que a empresa vencedora cria um site, que funciona como uma vitrine virtual, para comercialização de seus produtos e os expõe para oferta. Da mesma maneira em que funciona em uma loja tradicional, só que para o cliente conhecer o que estão comprando deve disponibilizar imagens, descrição técnica, preço e formas de pagamento. De outro lado, o consumidor acessa os diversos portais em busca de produtos que atendem suas necessidades.
Assim podemos dizer o comércio eletrônico refere-se a realizar transações por meio de computadores e comunicação de dados. É a realização de toda cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, através de aplicação intensa de tecnologias de comunicação e de informação, atendendo os objetivos de compra e venda de informações, produtos e serviços. E outras palavras devem atender todas as exigências de uma loja tradicional, só que por meio de comunicação eletrônica.
Esse mecanismo de veda pela internet busca integrar toda a cadeia logística, desde a indústria, passando pelos atacadista e distribuidores, e chegando ao consumidor final. Pela automatização das transações de compra e venda, as empresas podem reduzir seus procedimentos manuais e baseados em papel e acelerar pedidos, entrega e pagamento de produtos e serviços.
Tipos de comércio eletrônico
O comércio eletrônico vem sendo realizado por meio de EDI há mais de vinte anos. Hoje, boa parte do comércio eletrônico está migrando para internet. Os dois tipos principais de comércio eletrônico observados atualmente na internet são: o B2B, ou comércio eletrônico business-to-business, e o B2C, ou comércio eletrônico business-to-consumer.
Comércio Eletrônico EDI
EDI, abreviação de Electronic Data Interchange, é a transferência eletrônica e automática de dados entre os computadores das empresas participantes, dados esses estruturados