Logisitica
As alternativas Organizacionais da logística vem ganhando espaço no mercado, e quando algum tipo de organização deve ser estabelecido, existem algumas alternativas básicas para cada firma selecionar. Elas podem ser classificadas como informal semi-informal e formal
Na organização informal, o principal objetivo da organização logística é alcançar coordenação entre suas diversas funções. Se houver apoio dentro da firma, esta coordenação pode ser conseguida de modo informal. Estes arranjos informais normalmente não exigem alterações na estrutura organizacional vigente, dependendo da coerção ou persuasão para atingir coordenação e cooperação.
Apesar da organização semi-informal ser solução organizacional interessante, reconhecemos que as linhas de responsabilidade e de autoridade podem ficar ambíguas. Podem surgir conflitos de difícil resolução. Porém, esta alternativa é uma solução de compromisso muito boa para algumas organizações, entretanto, estrutura completamente informal ou muito rígida.
Já a organização formal é aquela que estabelece linhas claras de autoridade e responsabilidade para a logística, onde normalmente envolve a colocação de um gerente numa posição superior com relação às funções logísticas e também para dar autoridade às áreas funcionais da firma, como: finanças, manufatura e marketing.
A estrutura organizacional é gerada conforme as circunstâncias peculiares de cada empresa. Podemos, porém, desenvolver uma organização formal genérica baseada nos princípios da administração logística e na prática real de um total suficiente de empresas que a utilizam e que nos dão um modelo.
Levando em consideração que, ter um planejamento para disponibilizar produtos e serviços para os clientes não garante que os objetivos logísticos serão cumpridos. Estes planos devem ser colocados em ação e seus desempenhos devem ser continuamente monitorados. Assim, é responsabilidade