Classificação e filogenia de Porifera
Espera-se que os alunos tenham a base da classificação e da filogenia de organismos pertencentes ao phylum Porifera.
Phylum Porifera
Esponjas (Filo Porifera) são organismos exclusivamente aquáticos e, com algumas exceções, nutrem-se a partir da filtração de plâncton. O grupo é composto por cerca de 8.500 espécies válidas vivendo em oceanos, mares costeiros, e poucas exceções encontradas em ambientes límnicos
(HOOPER & VAN SOEST, 2013). Podem atingir cerca de 2,0 m, mas a maioria é de menor porte, e todas são sésseis na fase adulta do ciclo de vida.
Os Porifera, muitas vezes, são definidos como esponjas, pois, provavelmente haja o conhecimento de que "Porifera" não seja comumente conhecidos para a comunidade não-científica.
As esponjas foram colocadas em vários reinos ao longo da sua história sistemática, mas agora eles pertencem, sem dúvida, dentro do Metazoa, conforme o cladograma da figura 1. Considerado como sendo um dos animais mais generalizados, as esponjas são o mais antigo grupo de animais pluricelulares existente. Os primeiros registros fósseis datam de cerca de 750 milhões de anos (MA), e seu bauplan (plano básico) foi genericamente mantido desde o Cambriano superior (509 MA,
Reitner & Wörheide, 2002). Algumas sinapomorfias do Metazoa (incluindo tanto Porifera +
Epitheliozoa / Eumetazoa ) são (a) multicelularidade diplóide, (b) a meiose, (c) oogenesis (um óvulo e três corpos polares de um ovócito), (d) a espermatogênese (quatro células de esperma a partir de um espermatócito) e (e) um bauplan da célula de esperma em si (Ax 1995). Esses caracteres diferenciam claramente esponjas e outros Metazoários de seus parentes filogenéticos mais próximos, o Choanoflagelados. Os dados moleculares têm apoiado repetidamente a posição filogenética de esponjas dentro do Metazoa (por exemplo, Müller, 1995; Rokas et al., 2005).
Esponjas são definidas por seu ciclo de vida, hábitos de alimentação por filtração