Logisitica
Ballou (2010) ,afirma que houve avanços para diminuir o tamanho dos estoques e os custos, tais transformações são: Just in Time, compressão dos prazos ,de resposta rápida e de cooperação mutua ao longo da cadeia de suprimentos.
O estoque é necessário para que o processo de produção-vendas da empresa opera com um mínimo de preocupações e desníveis.[...] O setor de Controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido.( DIAS ,1995, pág. 16)
Politicas de estoque conforme Dias (1995) é o Departamento de Controle de Estoques estabelecerem padrões que sirvam de guia aos controladores e uma forma de medir o nível exigido do departamento.
Esses padrões são:
a) Metas de empresas quanto ao tempo de entrega dos produtos.
b) Definir numero de depósitos e dos materiais a serem estocados
c) Até que os níveis deveram compor os estoques para dar um auxilio maior para atender uma serie de altas e baixas vendas para equilibrar a possível alteração de consumo.
d) Até que ponto cera permitida a especulação com estoques, fazendo compra antecipada com preços mais baixos ou comprando uma quantidade maior para obter desconto, e
e) Definição de rotatividade dos estoques.
As definições das politicas são muito importantes são bom funcionamento da administração de estoque. (DIAS,1995,pag 24)
Existem certas características que são comuns a todos os problemas de controle de estoque, não importando se são matérias primas, material em processo ou produtos acabados. É preciso entender esses traços básicos. Eles são os seguintes: (a) custos