logica
Curso de Filosofia - 2 Semestre .
Lógica.
De acordo com Aristóteles, a lógica tem como objeto de estudo o pensamento, assim como as leis e regras que o controlam, para que esse pensamento seja correto. Para o filósofo grego, os elementos constituintes da lógica são o conceito, juízo e raciocínio. As leis da lógica correspondem às ligações e relações que existem entre esses elementos.
O raciocínio lógico está diretamente ligado a tudo que fazemos no nosso dia a dia desde uma simples compra no mercado até mesmo a elaboração de uma tese de mestrado, ou ate mesmo no amor. A lógica interfere na maneira com que você entende e codifica o mundo. De acordo com as decisões que seu raciocínio toma os rumos da sua vida muda completamente e parece razoável dizer que quanto mais lógico forem suas escolhas, mais coerente e tranquilo será seu futuro.
Já que não temos como fugir dela o site Bahia Mercantil publicou um artigo mostrando como melhorar seu raciocínio lógico, gostaria de citar algumas dicas a seguir:
“ 1. Jogos de tabuleiro – ambos os professores concordam que os jogos de tabuleiro mais estimulantes, quando o assunto é lógica e estratégia, são o xadrez e o Go. “São jogos que estimulam o pensamento estratégico e a capacidade de prever o que o oponente pode fazer”, dizem, lembrando que há bastante conteúdo matemático nas duas opções.
2. Filmes – os filmes também podem ser ótimos estimulantes, mas com uma ressalva de Coniglio: “é preciso fugir das coisas fáceis e mastigadas e procurar os filmes que nos fazem pensar”. Segundo o professor, isso se traduz no tipo de arte conhecida como cinema inteligente, no qual os espectadores entram em contato com enredos densos e que estimulam o pensamento.
Na prática, são filmes sem histórias óbvias e que, ao final, provocam dúvidas, questionamentos e estimulam a discussão.
3. Livros – os benefícios da leitura são inúmeros, atuando em pontos como