GADAMER E A EXPERIÊNCIA HERMENÊUTICA revisado
RESUMO
Visa demonstrar a importância da experiência hermenêutica para Hans-Georg Gadamer, o qual sai da hermenêutica tradicional e entra em uma fase da hermenêutica contemporânea, na busca pela autonomia do indivíduo, enquanto ser lançado no mundo. Demonstra que o ponto principal da teoria de Gadamer é explicar como escapar do círculo fechado das opiniões prévias e que a proposta é manter um constante interpretar até que os conceitos prévios, ao longo da comunicação, sejam substituídos por outros conceitos novos, mais adequados.
PALAVRAS-CHAVE :
Hermenêutica jurídica; Gadamer; Heidegger; tradição; experiência; hermenêutica tradicional; hermenêutica contemporânea; verdade; horizonte; hermenêutica da finitude; história efeitual.
ABSTRACT
Aims to demonstrate the importance of hermeneutic experience Hans-Georg Gadamer, the quest for individual autonomy, while being released in the world.
Demonstrates that the core of the theory is to explain how Gadamer escape from the closed circle of the previous reviews and that the proposal is to maintain a constant play until the previous concepts, along the communication, to be replaced by other more suitable. new concepts.
KEYWORDS
Legal hermeneutics; Gadamer; Heidegger; tradition; experience; Traditional hermeneutics; contemporary hermeneutics; truth; horizon; hermeneutics of finitude; effectual history.
INTRODUÇÃO
Hans-Georg Gadamer é a figura decisiva no desenvolvimento da hermenêutica no século XX. Ele se posiciona contra a concepção — típica da hermenêutica tradicional do século XIX — de que toda verdade é consequência lógica da aplicação de um método científico (clássico), inaugurando a hermenêutica como hermenêutica filosófica, a qual estuda o fenômeno da compreensão por si mesmo. Defende a ideia de que a linguagem passa a ser vista, após a virada linguística, como meio para a compreensão do indivíduo no mundo, de