Os Desafios da Psicologia do Esporte
O Programa de TV “Diversidade” é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP) com a TV PUC, também de São Paulo. Trata-se de uma mesa de debates que aborda temas da Psicologia e conta com convidados que estudam e vivenciam o assunto.
No programa número 6, o tema abordado foi: desafios da Psicologia do Esporte e contou com a mediadora e apresentadora Lumêna Castro Furtado, além do ex-jogador de basquete e técnico Marcel de Souza, a psicóloga do esporte Suzy Fleury e a coordenadora da Comissão de Esportes do CRP Katia Rubio.
Durante a apresentação, Lumêna cita um breve histórico sobre a história da Psicologia do Esporte no Brasil e a importância do profissional da Psicologia dentro das comissões técnicas dos esportes de alto rendimento.
Marcel inicia o debate comentando os aspectos que envolvem as escolhas do atleta em sua curta carreira e suas motivações para manter ou melhorar o seu rendimento. Além disso, comentou a dificuldade que o atleta do basquete tem diante da exposição midiática e do dinheiro que ganha. Em outro momento, também fala sobre a distância do atleta do convívio familiar, fato que também influência no desenvolvimento do atleta.
A psicóloga Suzy Fleury intervém o debate comentando a importância de se alinhar o objetivo estabelecido para o atleta e para o coletivo e que o psicólogo deve atuar nesta integração de objetivos. Sobre a exposição midiática, diz que o futebol é um dos maiores objetos de atenção no mundo, que esta dimensão deve ser trabalhada com o atleta que muitas vezes não tem muita noção desta nova realidade e que desenvolve seu trabalho priorizando fortalecer as características intrapessoais e interpessoais do atleta. Também fala sobre o vínculo empregatício do profissional no futebol, que geralmente está ligado à equipe técnica e não ao clube. Katia Rubio fala sobre a importância de considerar o atleta dentro de seus vários papéis sociais, para