Logica forma e material
A lógica trata-se de uma ciência que procura encontrar as leis em relação às quais o nosso pensamento deve obedecer para que possa ser considerado válido. O pensamento produz raciocínios, devemos pois analisar a essência ou estrutura do raciocínio para que saibamos com exatidão do que é que falamos, dessa forma, sabendo que os raciocínios, ou argumentos, não são mais do que um meio de passar de certos conhecimentos já adquiridos para outros, que são as suas consequências, e apresentando-se esses conhecimentos em juízos, ou proposições, que , eles próprios, religam ideias, designadas por conceitos , ou termos, surge daqui a divisão tripartida da Lógica Formal: - Lógica do Conceito, Lógica do Juízo, Lógica do Raciocínio.
Vejamos um exemplo de um raciocínio válido, mas materialmente falso:
Se... Todos os Homens são imortais
E se... Todos os batráquios são Homens
Logo, Todos os batráquios são imortais
Com efeito, logicamente é possível chegarmos a uma conclusão legítima, na medida em que ela se encontra fundada nas premissas apresentadas, independentemente do conteúdo veiculado.
Vejamos agora um outro exemplo, nomeadamente de um raciocínio inválido, mas que materialmente ou semanticamente é irrepreensível :
Todos os Homens são mortais
Todos os Homens são mamíferos
Todos os mamíferos são mortais
O conceito: O pensamento produz raciocínios que conjugam juízos e estes, por sua vez, efectuam relações entre conceitos.
Definição: o conceito é uma representação mental que reúne numa expressão linguística (termo), uma série de características comuns a uma conjunto de seres. A partilha da mesma essência, permite a estes elementos formarem uma mesma classe e serem designados pelo mesmo nome.
Exemplo: o conceito de felino reúne numa palavra