Inteligência coletiva
ANTROPOLOGIA E ÉTICA NA COMPUTAÇÃO
Nome:
Polo:
Jaderson Gomes
Canoas
Desenvolver um texto relacionando os CAPITAIS apresentados por Pierre Lévy na parte final do texto INTELIGÊNCIA COLETIVA com desafios atuais para o desenvolvimento da inteligência profissional e das organizações (o que dificulta e o que poderia favorecer a otimização dos respectivos capitais, especialmente na área de computação).
Podemos dividir a era da informatização em alguns períodos, o primeiro sendo como o período neolítico dos computadores onde eram utilizados para fins militares para cálculo de estratégias militares entre os países.
Em um segundo momento, podemos destacar os computadores como uma máquina que passou a ser indispensável para qualquer residência, empresa, instituição ou escola no mundo, contemplando uma série de possibilidades de utilização na medida em que os sistemas operacionais vinham evoluindo.
Atualmente estamos presenciando um momento que pode ser considerado como uma nova fase da comunicação e das relações pessoais, em que cada computador no mundo se torna elo destas relações, e de uma geração cada vez mais conectada e contribuinte para uma carga estratosférica de informações.
Entretanto, as estruturas de trabalho nas empresas não contemplam todas as virtudes deste comportamento e o que se observa com mais frequência, são mecanismos de restrição e controle de acesso as redes sociais. Seria como ver reedição de um filme antigo, há vinte anos os gestores nas empresas, preocupados que seus jovens funcionários utilizassem o telefone para ligações particulares, onde eram colocados cadeados que deveriam impedir o uso sem controle.
Por meio de uma breve conversa com cargos de gestão de empresas, é suficiente para identificar inúmeras justificativas para o controle de acesso a Internet. Falta de foco, distração e baixa produtividade, normalmente são as primeiras razões para impedir o uso de