Logica e argumentaçao juridica
*identificar etos patos e logos
*definição de logica- introdução
*logica formal e logica material. Operações de inteligência. Conceitos, juízo e raciocínio
* princípios da logica formal e material. Dedução e indução. Silogismo
*funções retoricas.
ethos- ética, credibilidade. diz a respeito do caráter do orador, quer passar credibilidade e utiliza essa forma para ganhar confiança do publico na capacidade e qualidade intelectuali. O discurso abrange mais o orador.
pathos- a argumentação numa base do estado emocional. Falar com emoção. O discurso apela aos sentimentos e emoções dos ouvintes. O discurso abrange o ouvinte. E o orador tem que ser capaz de produzir um discurso que empolgue e impressione os ouvintes, que mobilize seus sentimentos(alegria, tristeza, orgulho, desejo, etc)
logos- baseado na tese e nos argumentos, é o mais objetivo.
*logica – é o estudo filosófico do raciocínio valido. Ela examina de forma genérica as formas que a argumentação pode tomar, quais dessas formas são válidas e quais são falaciosas. Trata-se portanto do estudo dos métodos e dos princípios utilizados para distinguir o raciocínio correcto do incorrecto
* logica formal e logica material. A Lógica Formal, também chamada de Lógica Simbólica, preocupa-se, basicamente, com a estrutura do raciocínio. A Lógica Formal lida com a relação entre conceitos e fornece um meio de compor provas de declarações. Na Lógica Formal os conceitos são rigorosamente definidos, e as orações são transformadas em notações simbólicas precisas, compactas e não ambíguas.
Lógica material
Trata da aplicação das operações do pensamento, segundo a matéria ou natureza do objeto a conhecer. Neste caso, a lógica é a própria metodologia de cada ciência. É, portanto, somente no campo da lógica material que se pode falar da verdade: o argumento é válido quando as premissas são verdadeiras e se relacionam adequadamente à conclusão.
*operações de