logica
Quais as principais etapas da sua evolução histórica?
Voltar
Conceitos Conceito. Demonstração. Raciocínio. Juízo. Lógica
Síntese da Matéria
Definição e Evolução da Lógica
1.Não há consenso quanto à definição da lógica. Alguns autores definem-na como o estudo do processos válidos e gerais pelos quais atingimos a verdade, outros como a ciência das leis do pensamento, ou somente como o estudo dos princípios da inferência válida. Esta pluralidade de definições dá-nos conta da diversidade de estudos que são abrangidos pela Lógica.
2. A lógica foi criada por Aristóteles, no século IV a.C., como uma ciência autónoma que se dedica ao estudo dos actos do pensamento - Conceito, Juízo, Raciocínio, Demonstração- do ponto de vista da sua estrutura ou forma lógica, sem ter em conta qualquer conteúdo material. É por esta razão que esta lógica aristotélica se designa também por lógica formal.
3. Em contraposição a este conceito de lógica formal, surgiu um outro - o de lógica material - para designar o estudo do raciocínio no que ele depende quanto ao seu conteúdo ou matéria.
4. Esta distinção entre lógica formal e lógica material permite-nos agora perceber porque:
Tendo em conta a sua forma, o raciocínio é correcto ou incorrecto ( válido ou invalido). Mas se atendermos à sua matéria, a conclusão pode ser verdadeira ou falsa.
Exemplo:
Nenhum homem sabe dançar
Este dançarino é homem logo,
Este dançarino não sabe dançar
Este raciocínio é formalmente correcto, uma vez que a conclusão está correctamente deduzida. Mas a conclusão é falsa, uma vez que é falsa a primeira proposição ("Nenhum homem sabe dançar"). Estamos perante um raciocínio que tem validade formal, mas não tem validade material. Logo temos que concluir que é falso
5. Desde a sua criação a lógica tem registado enormes aperfeiçoamentos, sobretudo, a partir