Logica das preposições
CONTEÚDO: LÓGICA DAS PROPOSIÇÕES
10 - CONVERSÃO DE CONECTIVOS É possível transformar proposições ligadas pelos conectivos "Se...então..." (CONDICIONAL), "Ou...Ou..." (DISJUNÇÃO EXCLUSIVA) e "...se e somente se..." (BICONDICIONAL) em proposições equivalentes que usam apenas os conectivos "e" (CONJUNÇÃO) e "ou" (DISJUNÇÃO). Estas transformações são importantes principalmente nas negações de proposições compostas pela condicional, pela disjunção exclusiva e pela bicondicional, bem como quando se trabalha com programas de planilhas como o Excel. - A CONDICIONAL Construindo as tabelas verdade da condicional p q e da disjunção ~p q, tem-se:
Observe que as tabelas dos valores lógicos de p q e ~p q são iguais. Assim, pode-se concluir que as duas proposições se equivalem. Isto é: "Se Maria é estudiosa então Maria é aprovada" é equivalente a "Maria não é estudiosa ou Maria é aprovada".
Isto será aplicado nos itens posteriores.
Obs: o sinal significa "equivale a". - A BICONDICIONAL
Conforme já visto anteriormente, a bicondicional é uma conjunção de duas condicionais. Isto é p q (p q) (q p). Levando em consideração o exposto na correspondência da condicionais, pode-se escrever: p q (p q) (q p) (~p q) (~q p).
Será provado futuramente que p q (p q) (~p ~q) quando forem estudadas as propriedades dos conectivos e for definida a proposição "contradição".
- A DISJUNÇÃO EXCLUSIVA Revendo as tabelas da bicondicional e da disjunção exclusiva, tem-se:
Conforme se pode observar a disjunção exclusiva é a negação da bicondicional. Pode-se então escrever:
11 - NEGAÇÃO DE PROPOSIÇÃO COMPOSTA Negar proposições como, (1) Maria é bonita ou João foi ao cinema, (2) ele bebe e não fica tonto,