trabalho de quimica
a) água pura
H2O(l)+ H2O(l) H3O 1+(aq) + OH1– (aq)
b) Adição de ácido à água pura
H2O(l)+ H2O(l)H3O 1+(aq)+ OH–(aq)
HA(l) + H2O H+(aq)+ A–(aq)
c) Adição de base à água pura
H2O(l)+ H2O(l) H3O1+(aq)+ OH– (aq)
XOH(l) + H2O(l) X+(aq)+ OH–(aq)
Ionização por etapas
Características:
1. O número de etapas de uma ionização é dado pelo número de hidrogênios ionizáveis do ácido.
2. Cada etapa da ionização constitui um sistema em equilíbrio à parte e, portanto, cada etapa tem a sua constante de ionização.
3. A força de um poliácido é dada pela sua 1.a ionização, pois à medida que o poliácido vai-se ionizando, sua constante de equilíbrio vai diminuindo, da 1.a para as demais, devido a dois fatores fundamentais:
1.° Efeito do íon comum.
2.° As pontes de hidrogênio intramolecular.
4. A constante de equilíbrio da reação global é dada pelo produto das constantes de equilíbrio das etapas intermediárias.
Contribuição de Sörensen
a) Potencial hidrogeniônico (pH) pH = colog [H+] pH = – log [H+]
.
Equilíbrio Químico envolvendo ácidos e bases.
Antes de iniciar o estudo sobre o equilíbrio envolvendo ácidos e bases é importante saber o que são substâncias ácidas e substâncias básicas assim como o perigo que podem oferecer ao ser humano.
Substâncias ácidas :
De acordo com Arrhenius , substâncias ácidas são aquelas que em solução aquosa sofrem ionização liberando íons H+ . Estes íons por sua vez reagem com a água formando o íon H3O+ também chamado de Hidrônio.
HAc = H+ + Ac-
H+ + H2O = H3O+
Substâncias ácidas são consideradas perigosas pelo fato de terem a propriedade de destruir estruturas moleculares assim como dissolver matéria orgânica com muita facilidade dependendo da força e da concentração do ácido. Existem ácidos fortes que em alta concentração conseguem diluir metais bastantes resistentes como o Magnésio por exemplo. Isto ocorre devido à oxidação promovida pelos