Análise e desenvolvimento de sistemas
Este é um trabalho onde será apresentada algumas definições da arquitetura de microcomputadores e sistemas operacionais. Assim como o funcionamento dos softwares e integração dos componentes de hardware com o software. Será apresentado em conjunto explicações das lógicas aplicadas às aplicações e os recursos físicos.
4
2 OBJETIVO
A meta do trabalho é atingir ao público de forma que se possa perceber as lógicas aplicadas nos softwares nos dando uma visão mais ampla do funcionamento dos microcomputadores e toda matemática aplicada no mesmo.
Também incluso no trabalho é a descrição da lógica aplicada a um exemplo de software de uma “Nossa Locadora de Livros”.
5
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 CONCEITOS
3.1.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL
Responde pelas operações e transações que ocorrem todos os dias, incluindo seus próprios procedimentos, onde é responsável de controlar os processos, suportar comunicações e ainda manter atualizado o banco de dados da instituição. 3.1.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Estes sistemas são direcionados a direção/gerentes da empresa, onde deve apresentar de forma resumida e sucinta os resultados/relatórios gerados.
São encarregados de digerir as informações do banco de dados transformando-as em dados que podem auxiliar a tomadas de decisão.
3.1.3 SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO
Se dá a qualquer sistema que calcula e absorve as informações adicionadas a sua base de dados para que suporte a uma decisão baseada em dados concretos, geralmente aplicado de forma genérica mas que pode induzir gestores à atitudes quanto ao andamento de processos.
3.1.4 ERP – ENTERPRISE RESOURCE PLANNING
O ERP é um sistema que envolve toda a empresa e engloba todos os setores: vendas, financeiro, CRM, etc. A função principal desse tipo de software é facilitar o fluxo das informações de todo o negócio, possuí um único banco de dados
6
que suporta toda a corporação onde todas as transações são referenciadas e integradas, que