LOG STICA
LOGÍSTICA E A ESTRATÉGIA COMPETITIVA
Conforme é notório em acontecimentos históricos a Logística tem papel fundamental em grandes empreendimentos, mas somente há poucos anos as organizações começaram a dar a real importância a este processo facilitador.
Citaremos na integra a definição de logística dada por Martin Christopher em seu livro Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos, Pioneira - 1997:
“A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados - e os fluxos de informações correlatas - através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo”.
VANTAGEM COMPETITIVA
Usando o processo de Logística, podemos obter uma vantagem competitiva, isto significa uma supremacia duradoura em relação a concorrência, obtendo a preferência dos clientes.
A base de sucesso utilizada aqui é a chamada de os “três Cs”, conforme ilustra figura abaixo:
CLIENTES
Ativos &
Utilização
Ativos & utilização Busca benefícios a preços aceitáveis
COMPANHIA CONCORRENTE
Fonte: Ohmae, K., The Mind of the Strategist, Penguin Books, 1983.
Podemos notar por esta figura de analogia que o cliente tem acesso a sua organização ou a seu concorrente, o diferencial que você oferecer será sua responsabilidade e fator de sustentação.
Podemos exemplificar que o sucesso comercial está em se ter a vantagem de custo e/ou a vantagem de valor, isto é: obter o maior lucro, com o menor custo e maior produtividade, ou vantagem perceptível de valor.
1 – VANTAGEM EM PRODUTIVIDADE
Quando a empresa por sua produção consegue uma economia de escala, ela obtêm uma maior diluição de seus custos fixos, significando uma redução no custo unitário de produção, um modo de demonstrar é através da “curva da experiência”, conforme figura abaixo:
.
Volume acumulado
2 – VANTAGEM EM VALOR
Em marketing se diz que “os clientes não