Log Stica De Uma
Banca de Revista
Resumo
Com o advento do acirramento da competição entre as empresas nos diferentes setores de atuação, torna-se cada vez mais relevante a utilização de instrumentos gerenciais que possam auxiliar os gestores em suas tomadas de decisões. Nesse contexto, a apresentação tem como objetivo realizar um estudo, através de pesquisas e entrevistas, sobre o processo logístico de distribuição de revistas e jornais, tendo como exemplo a banca central de Itaúna.
O que é Logística?
A
logística pode ser entendida como uma forma de aumentar o grau de eficiência nas organizações,uma vez que,através da integração entre fabricante,fornecedor e consumidor final,o processo se torna mais ágil,seguro e competitivo.
Bancas
As bancas
de jornal e os jornaleiros são a última etapa da cadeia de produção e distribuição dos produtos de jornalismo impresso e editoriais.
No Brasil, as bancas surgiram no século XIX, trazida por imigrantes italianos. Geralmente são instaladas em pontos estratégicos como esquinas e avenidas de grande movimento.
Como funciona?
Antes
de o jornal ou revista chegar às prateleiras da banca existe um conjunto de tarefas-chave, essencial no trabalho de uma revistaria, dentre elas a aquisição, transporte e controle de todo o processo.
Processamento de Pedidos
A banca possui um sistema de contrato por consignação,não há pedidos,os distribuidores se baseiam em vendas anteriores e trazem uma quantidade relativa a média das vendas passadas. As editoras e os distribuidores fornecem o material e estabelecem cotas para cada produto.
Cada revendedor recebe um lote mínimo de produtos, definido em função de uma pré- avaliação do potencial/ localização.
Compras
Já possui os fornecedores que fazem os contratos. Como os produtos são consignados não há compras e sim acerto mensalmente. Dos produtos vendidos e dos encalhes devolvidos.
Ex: Atualmente na região de Itaúna o principal fornecedor é de Divinópolis
Transporte
A