Log Stica
Missão da logística – Disponibilizar o produto certo, na quantidade certa, no lugar certo, no tempo certo, com mínimo custo.
Determinando: O que, quanto e onde produzir/adquirir; O que, quando e onde armazenar; Quando e como produzir/transportar, etc.
O longo caminho que se estende desde as fontes de matéria-prima, passando pelas fábricas dos componentes, pela manufatura do produto, pelos distribuidores e chegando finalmente ao consumidor através do varejista constitui a cadeia de suprimentos.
No jargão logístico, a união dos participantes da cadeia de suprimentos,buscando ganhos globais, deve se transformar num processo ganha-ganha,em que todos ganham e não somente uns em detrimento dos demais.
É importante notar que o novo conceito de SCM focaliza o consumidor com um destaque excepcional, pois todo o processo deve partir dele, buscando equacionar a cadeia de suprimento de maneira a atendê-lo, na forma por ele desejada.
Fluxos logísticos: Fluxo de informação, fluxo de materiais (insumos e produtos), fluxo de dinheiro
Moderna Logística Procura Incorporar Prazos previamente acertados e cumpridos integralmente, Integração efetiva e sistêmica entre todos os setores da empresa, Integração efetiva e estreita (parcerias) com fornecedores e clientes, Busca da otimização global, Satisfação plena do cliente Estratégia competitiva - É o conjunto de planos, políticas, programas e ações desenvolvidos por uma empresa ou unidade de negócios para ampliar ou manter, de modo sustentável, suas vantagens competitivas frente aos concorrentes. Liderança em custo, diferenciação, foco
CADEIA DE VALOR: a cadeia de valor consiste em procurar um valor superior aos olhos do cliente. As atividades da cadeia de valor são divididas em dois tipos: Atividades Primárias (Logística de entrada,