log reversa
Na atualidade, as questões ambientais estão presentes nas relações diárias de qualquer organização empresarial. Portanto, qualquer atividade que gere impactos negativos ao meio ambiente precisa ser controlada pelos órgãos governamentais e também pela sociedade, dessa maneira as empresas são forçadas a investir em processos produtivos mais limpos que minimizem os impactos ambientais.
Um dos setores industriais que mais sofre pressão por parte do governo e também da sociedade são as indústrias de embalagens plásticas, uma vez que o plástico é visto como grande poluidor do meio ambiente e isso se caracteriza como um problema para as indústrias do setor.
Neste contexto, a logística reversa desempenha papel importante e fornece ferramentas para a avaliação do ciclo de vida dos mais variados produtos através da diminuição da geração dos resíduos industriais, bem como o adequado gerenciamento dos produtos resultantes do pós-consumo.
Diante deste novo cenário várias indústrias do setor plástico implantaram programas de logística reversa para a melhoria da gestão interna dos resíduos gerados durante seus processos produtivos.
Neste artigo iremos analisar a cadeia de logística reversa de uma empresa do setor plástico da cidade de Jundiaí, a Astra S/A Indústria e Comércio, que adotou um programa reverso para utilizar os materiais que são descartados durante a sua etapa de produção, para isso foi realizado pesquisas e uma entrevista com o Sr. Wilian, encarregado do setor da matéria prima e posterioremente feito um documentário sobre o tema abordado na empresa, e que embasa o presente artigo.
Logística Reversa
Nas últimas décadas a atenção dada à logística reversa aumentou muito em decorrências de dois fatores, no início, o que prevalecia era as questões ambientais e o desenvolvimento com sustentabilidade na tentativa de poupar os recursos naturais e diminuir as quantidades dos materiais descartados, recentemente a logística reversa vem ganhando espaço