Locke
O agravamento das ações violentas na atualidade, provocada frequentemente por crianças e adolescentes – um setor social em formação e considerado crucial para a manutenção de valores e desenvolvimento da sociedade – aliada ao confronto entre o discurso do Estado de Direito e o discurso do Estado Paralelo que insurge para assegurar interesses diferentes dos institucionalizados.
2 TESE/HIPOTESE DEFENDIDA
O texto de Edson Passetti apresenta a tese de uma séria e complexa problemática social que envolve o fenômeno chamado, pelo autor, de novos miseráveis. Para o professor da PUC o fato é agravado (e se mantém, inclusive) na alienação produzida na população através do discurso institucionalizado de que o Estado é o agente capaz de resolver todas as mazelas, ao mesmo tempo em que o próprio Leviatã dispensa a prática da Teoria Crítica do Direito desenvolvida pela Escola de Frankfurt.
4 CONCEITOS
Miseráveis: São mão de obra barata que habitam (parcialmente ou unicamente) o mercado ilegal e que às vezes, por decorrência disso, têm melhor remuneração que os indivíduos exclusivos do mercado legal. Não buscam conquista de valores e desprezam os já existentes: seu único desejo é o consumo, e para isso empregam qualquer esforço. Como cita o autor, mesmo que sejam adeptos do inverso das práticas liberais, eles legitimam a própria ordem neoliberal com seu ímpeto consumista.
5 CONCLUSAO
Edson Passeti apresenta as falhas das políticas e ideologias públicas de intervencionismo estatal, e apresenta como solução – mesmo que não cite explicitamente – a importância da Teoria Crítica do Direito, prega o abandono do autoritarismo intervencionista estatal (a desestatização) e a necessidade de buscar formas reais de contato com os novos miseráveis (dispensando as ilusões criadas por estatísticas isoladas)