conceito de literatura
1. É possível definir o que é literatura e qual é sua função?
Não é possível definir o que é literatura, podemos usar somente conceitos. Definição serve para enquadrar um ponto de vista que se apresenta como único e verdadeiro, a literatura é subjetiva, é impossível apresentar uma única versão, ela engloba tanto o mundo das ideias quanto dos sentimentos.
2. É possível definir exatamente a função da crítica e da interpretação de textos literários?
Não, pois a Literatura é a realidade recriada, através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então a viver outra vida independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. O artista literário cria ou recria um mundo de verdades que não são medidas pelos mesmos padrões das verdades ocorridas. Uma obra literária é livre de várias interpretações.
3. O pensamento crítico pode ou deve aspirar à totalidade? A totalidade é um horizonte possível no âmbito da crítica literária?
A imitação faz parte da natureza humana, é a arte como recriação, qualquer crítica é aceita, porém não se deve aspirar a totalidade, pois a arte é imitação e pela imitação se aprende as primeiras lições. Sempre haverá um posicionamento crítico, porém deve se levar em conta a realidade e sentimento do autor.
4. A interpretação da arte a partir unicamente da forma, isolada no belo formal, é pobre perante o fenômeno estético, e pode ser considerada uma redução?
O conceito é feito de acordo com as impressões mais ou menos subjetivas que cada um retira do objeto. Quando conceituamos um sentimento, é levado em conta a forma com que se manifestou em nós. Procuramos conceituar algo de uma forma que procura ser universal, mas isso é impossível. Um conceito apenas de uma obra literária é incapaz de satisfazer a todos. Nem tudo que é belo pra um é para outro.
5. A literatura é uma prática especificamente