Conceito de literatura
A literatura é uma arte que existe há milhares de anos, é uma criação humana que como qualquer outra sofre modificações constantemente. AMARAL, 2000, conceitua literatura como, “[...] a arte que utiliza a palavra como matéria-prima de suas criações”. Já para Aristóteles “literatura é a criação de uma supra realidade”; “é a arte que imita pela palavra”.
“A literatura como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espirito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros e com os quais ela toma corpo e nova realidade”. (PELLEGRINI, 1996, apud COUTINHO, 1978).
De acordo com os conceitos citados entende-se que literatura é uma representação da realidade em forma artística. A literatura é uma linguagem bastante valorizada, geralmente por instituições reconhecidas, como escolas, academias e outros círculos intectualizados, esses julgamentos de valor são transitivos, ou seja, mudam a cada momento histórico.
“[...] literatura é o texto escrito numa linguagem diferente da que é usada na comunicação diária. É uma linguagem que se preocupa mais com o aspecto estético, que usa a conotação e a função poética e por isso, requer um trabalho pessoal, paciente e criativo do escritor, de maneira a fazer com que as palavras ganhem significados novos, diferentes dos usuais”. (PELLEGRINI, 1996, p. 46).
Concepção de leitura.
A leitura é um dos meios de comunicação bem presente em nosso cotidiano, pois a mesma tem o objetivo de aperfeiçoar e transformar o conhecimento humano.
Na concepção de LEFFA (1996), a leitura é basicamente um processo de representação. Como esse processo envolve o sentido da visão, ler é, na sua essência olhar para uma coisa ver outra.
Segundo SOLÉ, Isabel (1998):
“[...] a leitura é o processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita. Nesta compreensão intervêm tanto o texto sua forma e conteúdos, como o leitor, suas expectativas e conhecimentos prévios. Para ler