Locadora de veículos - análise geral
ENTENDENDO AS PECULIARIDADES DO SETOR
1. O MERCADO DE ALUGUEL DE CARROS NO BRASIL
Contam os especialistas que o mercado brasileiro de locação de automóveis teve início na década de 50, quando alguns revendedores de carros usados investiram na atividade como forma de obter um ganho complementar.
Um dos pioneiros nesse sentido foi o empresário Adalberto Camargo, que, ao perceber o potencial desse novo negócio que estava surgindo, criou a primeira empresa dedicada exclusivamente à locação de carros: a Auto Drive S.A.
De lá para cá, décadas se passaram e, ao longo desse período, novas empresas foram surgindo – com boa parte delas aprendendo a driblar crises econômicas e se profissionalizando a partir do mercado internacional.
Hoje, o setor de locação de veículos é considerado um dos mais atraentes da economia brasileira, com taxas de crescimento médio anual acima de 10% nos últimos cinco anos – o que ratifica a fase de expansão pela qual passa essa atividade no País.
Para se ter uma idéia, números divulgados pela ABLA (Associação Brasileira de Locação de Automóveis) sobre o desempenho das empresas do setor em 2005, indicam que, pela primeira vez na sua história, o faturamento dessa atividade no Brasil aproxima-se da marca dos R$ 3 bilhões – o que representa um salto de 10% em relação aos números obtidos em 2004.
Outro indicador que demonstra o bom momento pelo qual vivi o mercado interno de aluguel de veículos é a quantidade de carros presentes nas locadoras: a frota total do setor saltou, de 2004 para 2005, de 203.650 veículos para 223.811 – um crescimento de 9,9% no período.
Novembro / 2006
Estudo de Mercado – Marketing Rede Bahia de Televisão
Vale salientar também que esse indicador retrata a importância que as locadoras de automóveis vêm adquirindo junto à indústria automobilística nacional: no ano passado, 11,5% das vendas internas das montadoras foram para as empresas do setor de locação de