Análise de investimentos
ADMINISTRAÇÃO
Mesmo sendo uma ciência jovem, a administração tem uma história muito antiga, já nos primórdios, grandes filósofos como Sócrates Platão e Aristóteles à discutiam.
Saindo do cenário das instituições dos estados como Atenas, Roma e Grécia, a igreja estruturou sua organização em uma hierarquia de autoridade, estado maior e coordenação funcional.
Muitas das tradições administrativas herdadas dos romanos, como administração de territórios e “cargos”.
As organizações, militares também apresentam forte influência sobre as teorias da administração, analisando todas as etapas da história, sempre existiu a luta por poder e espaços. Os princípios da unidade de comando e o núcleo da organização militar, a escala hierárquica, os processos de planejamento, logística, táticas de guerrilhas e organização das tropas , tudo está diretamente ligado a administração, porém a administração só começou a ser vista como ciência após a revolução industrial.
Após a criação da máquina a vapor e sua aplicação no processo produtivo, o conceito de trabalho passou a ser visto de maneira diferente e tornou-se responsável por mudar a estrutura social e comercial da época.
Várias mudanças ocorreram, tanto de ordem econômica, política e social, pequenas oficinas foram substituídas pelas indústrias. Os pequenos agricultores, o artesão, se tornarão operários.
A ascensão da classe operária aconteceu de maneira pacífica ao contrário das mudanças que aconteciam antes. Aptidões ou qualificação não eram necessárias para ser um operário da indústria, com isso a população camponesa diminuía e as cidades cresciam e surgiam.
A partir dai conceitos foram surgindo, crescia a necessidade de se estudar formas de lidar com todos esses recursos que surgiam, buscava-se a eficiência e maximização do processo.
Neste ponto vários conceitos começaram a ser criados e as técnicas da administração evoluíram constantemente durante os anos, e ainda hoje em dia