Lixo
Neste sentido, este trabalho busca mostrar as consequências causadas pelo destino incorreto do lixo, bem como propor formas de minimizar e de recuperar os resíduos gerados, garantindo a saúde e segurança da população.
O QUE É LIXO?
O lixo atualmente é um dos maiores problemas ambientais em escala global, pois o crescimento da população mundial gerou um aumento na quantidade de resíduos sólidos e líquidos tornando-se uma ameaça ambiental e social, tendo em vista que o lixo provoca a poluição e a contaminação do solo e da água, promove a liberação de gases do efeito estufa e desencadeia a proliferação de insetos transmissores de doenças.
A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumismos produzem impactos. Há aproximadamente 40 anos a quantidade de lixo gerada era muito inferior á atual, hoje a população aumentou, a globalização se encontra em um estágio avançado, além disso, as inovações tecnológicas no seguimento dos meios de comunicação (rádio, televisão, internet, celular, etc.) facilitam a dispersão de mercadorias em nível mundial. Calcula-se que no Brasil uma pessoa produz aproximadamente 1 kg de lixo por dia. A cada 24 horas o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo. No Japão, por exemplo, é o dobro por pessoa: 2 kg