DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E O CINEMA
2º ano ensino médio
TROPA DE ELITE: DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E O CINEMA
Sinopse
Capitão Nascimento é o comandante de um esquadrão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), a tropa de elite da polícia do Rio de Janeiro. Ele quer deixar o posto, pois está prestes a ser pai e tem ataques freqüentes devidos ao estresse e a dificuldade de realizar o seu trabalho na corporação, mas precisa antes encontrar um substituto à altura. Aos poucos, começa a enxergar como candidatos os aspirantes Neto e Matias, amigos de infância que dividem a mesma indignação com toda a corrupção que vêem na polícia convencional, ou seja da Polícia Militar.
Ficha Técnica:
Título Original: Tropa de Elite
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2007
Estúdio: Zazen Produções
Distribuição: Universal Pictures do Brasil / The Weinstein Company
Direção: José Padilha
Roteiro: Rodrigo Pimentel, Bráulio Mantovani e José Padilha
Em 2006, o antropólogo Luiz Eduardo Soares, o policial militar André Batista e o ex-PM Rodrigo Pimentel, agora pós-graduado em Sociologia, escreveram um livro no qual contam as aventuras e desventuras dos policiais que “arriscam a vida no cumprimento de seu dever constitucional, com dignidade e coragem”. No entanto, parecem reconhecer os “casos sucessivos de corrupção e brutalidade [que] feriram de morte, no Rio, a confiança da sociedade em suas polícias”. O livro é cruel, como o primeiro texto faz questão de definir. Chama-se “A Elite da Tropa”. (...)
(...) Tanto o filme, quanto o livro, nos dão versões localizadas, internas à “tropa”. De forma transversa, podem nos dar indícios, também, de sentidos singulares de subjetividades. Os soldados de elite parecem ter um “amor pelo Brasil” e uma convicção de que são predestinados a combater o crime acima da média. Há uma crença obsessiva de que se a realidade puder ser controlada pela polícia, o crime cessará. Uma idealização algo infantil do