Discurso Fundador
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
PROFESSORA: MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA SOUZA
ALUNO: ADONIAS CAMPELO GOMES
DISCURSO FUNDADOR
Goiana
2014
Adonias Campelo Gomes
DISCURSO FUNDADOR
Resenha Crítica apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina História Oriental, pelo Curso de Licenciatura Plena de História da Faculdade de Ciências de Tecnologia Prof. Dirson Maciel, ministrada pela professora Maria Aparecida da Conceição.
Goiana
2014
DISCURSO FUNDADOR
ORLANDI, Eni Puldinelli. Discurso Fundador: A Formação do País e a Construção da Identidade Nacional. Pontes. 2. Ed. 2011. 172 p.
Eni Pulcinelli Orlandi, nascida em São Carlos/SP, possui graduação em letras, mestrado em Linguística pela USP e doutorado em Linguística pela USP e pela Universidade de Paris/Vincennes. É autora de diversas obras literárias com ênfase em Teoria e Análise Linguística entre elas “Terra à Vista – Discurso do Confronto: Velho e Novo Mundo” e “Discurso Fundador – A Formação do País e a Construção da Identidade Nacional”, obra da qual faremos análise do capítulo “Vão Surgindo Sentidos”, de autoria da citada escritora.
Mais que uma análise o capítulo exerce um posicionamento denunciatório ante enunciados denominados discursos fundadores os quais remetem à fundação do Brasil e que foram construídos pela interpretação unívoca dos fatos pelos europeus que aqui chegaram à época das grandes navegações do século XIV. A análise de tais enunciados intenta compreender a formação dos sentidos, ou significações, daquilo que constitui a historicidade do país – especialmente o que diz respeito à brasilidade.
De acordo com o capítulo, discurso fundador é o enunciado que serve de base para a produção de novos