ensaio de lp
Barra Mansa – 2015
O ensaio por liquido penetrante é um método desenvolvido para a detecção de descontinuidades e trincas superficiais e semi-superficiais, Que foi realizado no laboratório de metrologia pelo professor ... no dia 05/02.
1° passo – Limpeza do material
Primeiramente, foi feita a decapagem do material da junta soldada da peça, de forma mecânica, com uma lixa (que não é o recomendado, pois o certo é fazer esse processo com uma escova, de forma bem suave).
2° passo – aplicação do L.P
Logo após, foi feita a aplicação do liquido penetrante sobre área já limpa, de um modo uniforme, abrangindo toda a região soldada, (o liquido penetrante tem uma coloração avermelhada, e sua embalagem também é vermelha). Depois esperamos um tempo para que o L.P penetrasse sobre a peça.
3° passo – Limpeza da peça
Esperado o tempo, foi feita a limpeza do excesso de liquido penetrante na peça com um pano, (mas também poderia ser um solvente como, por exemplo, a água).
4° passo – Aplicação do revelador
Feita a limpeza, o próximo passo foi fazer a aplicação do revelador, também de forma uniforme, cobrindo toda a junta soldada, (o revelador tem sua embalagem branca, e o seu material em reação como L.P também adquiri essa coloração). Em seguida foi só esperar com que o revelador reaja com o L.P para tirar os resultados do processo.
Conclusão
Concluímos, que o ensaio de liquido penetrante, revelou descontinuidades e porosidades, não havendo trincas superficiais e semi-superficiais sobre a junta soldada. Com isso nos fez entender que ao ensaio de liquido penetrante é mais eficiente do que o ensaio visual realizado ao anteceder, mostrando falhas não detectadas antes, e mostrando na pratica o que se foi passado em sala de aula.