Lixo
Palestrante Adiló Angelo Didomenico
LOGÍSTICA REVERSA
Professor!
O Sr. pediu que não fôssemos elogiar sem necessidade. Então, neste caso, me sinto tranquila em fazer o elogio, pois no meu ver, a palestra foi muito valiosa, sendo que o lixo para muitos, um incômodo que apenas ‘é ensacolado’ e levado na lixeira no intuito de verem-se livres do que pensam não servir mais para nada.
Eu sou uma pessoa que tenho o hábito de separar o lixo, mas pelo que percebi ontem através do questionário que foi aplicado, tem algumas coisas como tecido, lápis e sapatos velhos, por exemplo, que eu acabava agrupando de forma incorreta, pensando que possuíssem material reciclável. Esta tarefa então serviu como um primeiro aprendizado para a noite.
Meu espanto maior foi talvez a informação de que em média, cada pessoa produz cerca de 0,8 a 1,2 quilos de lixo por dia. Calculando o que cada um de nós produz de lixo por semana, mês e ano, fiquei imaginando o volume que eu sozinha produzia, quem diria uma cidade inteira.
É preocupante o número de cidades no Brasil, pelo que foi nos informado na palestra, que ainda não tem o correto tratamento e destinação do lixo.
De outro lado, devemos os parabéns à cidade de Caxias do Sul, que serve de exemplo, que através de pessoas como o Sr. Adiló, que batalhou para que a cidade evoluísse ao estágio em que se encontra hoje. Parabéns pelos projetos desenvolvidos e pelos troféus destaques conquistados.
E novamente temos que agradecer, ao Sr. professor, por nos trazer uma pessoa como o Sr. Adiló, que como o Sr. muito bem colocou, é uma pessoa talentosa. E pelo que pudemos notar, é uma pessoa corajosa, que se esforçou e se empenhou juntamente com sua equipe, para salvar a CODECA da falência e que como modelo de superação e exemplo a seguir, hoje com distinta notoriedade. Importante também saber que, a cidade busca informação e pesquisa em busca de melhoramento de processos, buscando