Contribuição dos negros na sociedade brasileira
Essa participação continuou no início do século XX, com o surgimento de mais de 20 jornais escritos por negros, dentre os quais A Rua e o Xauter, em 1916, o Alfaiate em 1918, A Liberdade e o Bandeirante em 1919, A Sentinela em 1920, e o Kosmo em 1921. Além destes, muitos outros surgiram posteriormente, evidenciando a presença e a importância dos negros na formação da sociedade brasileira.
As personalidades negras que contribuíram na formação da sociedade brasileira e sua riqueza são inúmeras. Citarei algumas delas, para termos uma ideia do grau de importância destas contribuições:
Zumbi dos Palmares: Ícone da resistência negra à escravidão, liderou o Quilombo dos Palmares, comunidade de negros escravos fugitivos e resistentes a escravidão.
Aleijadinho: Artista negro do século XVIII, que mesmo com suas limitações físicas, ficou famoso por suas esculturas em igrejas e altares em Minas Gerais.
Juliano Moreira: Afrodescendente nascido na capital da Bahia ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1886, apesar de origem humilde. É um dos pioneiros na psiquiatria brasileira, além de