Inclusão social da pessoa com deficiência
Inclusão é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas.
A inclusão não atende apenas as crianças com deficiência, mas também as excluídas ou discriminadas. Quantas vezes já ouvimos falar em crianças em sala, ao organizar trabalhos em grupo, a menina gordinha ou o garoto negro foram isolados pelos colegas? E na aula de Educação Física, quantos foram ignorados por não serem jogadores excelentes? A discriminação não ocorre apenas entre os estudantes. Muitas vezes as avaliações servem mais para ver quem se encaixa nos padrões de aluno ideal do que para medir o progresso de cada um.
Há vários casos de escolas que recusam crianças especiais e pela legislação recusar-se a ensinar crianças e jovens com necessidades educacionais especiais é crime etodas as instituições devem oferecer atendimento especializado, chamado de Educação Especial.
A Educação Especial se destina a alunos com deficiência física, deficiência mental, alunos com surdez, cegueira, baixa visão, surdo cegueira, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
2 Desenvolvimento
2.1 Ensino Regular
O ministério da educação implementa a política de inclusão educacional,valorizando as diferenças de cada um no processo educacional,construindo escolas abertas para todos A inclusão de alunos no sistema regular de ensino é desejada por famílias, escolase professores solidários que se propõem a assumir esse desafio. As escolas que têm obtidoêxito no processo de inclusão adotam como compromisso o respeito à diversidade e diferençasindividuais, a adaptação do currículo e a modificação dos recursos metodológicos e do meio.
Esses são fatores essenciais e capazes de atender às expectativas das famílias e necessidadesespecíficas de aprendizagem desses educandos.
EXEMPLO
Esta é a história de T., uma criança alegre e feliz, que frequenta desde os quatro anosde idade a