lixo
NOSSO LIXO
CEREJEIRAS/RO
2014
NOSSO LIXO
Trabalho apresentado á UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Para a obtenção de título de Licenciatura plena em Pedagogia,sob a orientação do professor Orientador: Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão.
Profs.: Andréia Zompero, Helenara R. Sampaio, Laura Cava, Raquel Franco.
Tutor de sala: Lilian Arroyo.
CEREJEIRAS – RO
2014
Introdução:
Ao introduzir este trabalho falarei sobre o desenvolvimento sócio-econômico e a evolução dos hábitos e modos de vida gera um consumo excessivo, que conduz à lapidação de recursos e à geração de grande quantidade de resíduos. Para solucionar a problemática que envolve os resíduos sólidos, como disposições inadequadas em lixões que contaminam o solo e os recursos hídricos e saturação de aterros sanitários, é necessário que os municípios adotem o gerenciamento integrado de resíduos sólidos que compreendem a redução da geração destes, a reutilização, a reciclagem de materiais que podem servir de matéria prima e a compostagem que trata o resíduo orgânico, dando a este uma nova utilidade. Todas essas ações realizadas de forma integrada e estrategicamente orientadas pelos princípios da educação ambiental.
JUSTIFICATIVA
Em relação aos resíduos sólidos orgânicos o modelo gerencial de compostagem possui grandes vantagens, pois além de desviar resíduos do lixão a céu aberto, do aterro sanitário ou controlado, ainda promove uma nova utilização para a Matéria Orgânica .A compostagem corresponde ao processo de decomposição biológica da fração orgânica biodegradável dos resíduos, efetuado por uma população diversificada de organismos em condições controladas de aerobiose e demais parâmetros desenvolvidos em duas