lixo
Você já parou para pensar no que acontece com o lixo depois que você o coloca na lixeira? A partir da sua lixeira, veja os vários caminhos que o lixo percorre, de acordo com o modo como ele é coletado e o local de disposição final.
Coleta Tradicional
Normalmente, o seu lixo é recolhido e levado para um depósito onde os materiais que poderão ser reaproveitados são separados. O que não servir poderá ser levado para um aterro sanitário controlado ou simplesmente ficar exposto ao ar livre em um lixão, que é, com certeza, a pior alternativa: o lixo que fica ali causa problemas à saúde, como aumento de animais que transmitem doenças (como asmoscas, os mosquitos, baratas e ratos), geração de mau cheiro e, principalmente, a poluição do solo e das águas através do chorume (líquido de cor preta, mau cheiroso e altamente poluidor, produzido pela decomposição da matéria orgânica que existe no lixo). O chorume pode colocar em risco o solo e os recursos hídricos da região!
Coleta Seletiva
É um sistema de recolhimento do lixo em que materiais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos são separados para serem reciclados.
Esse tipo de coleta protege o solo, diminui a poluição, reduz os custos com a limpeza urbana e funciona também como um processo de educação ambiental, pois mostra para a comunidade os problemas do desperdício dos recursos naturais (como a água e a energia, por exemplo) e da poluição causada pelo lixo.
Como funciona a coleta seletiva?
Porta a porta – Caminhões coletores vão até as casas e prédios em dias e horários combinados, que não sejam junto com os da coleta normal de lixo. Os moradores colocam o lixo reciclável nas calçadas;
PEV (Postos de Entrega Voluntária) – Pequenos depósitos para onde a pessoa, por vontade própria, leva os recicláveis;
Postos de troca – Troca do material a ser reciclado por algum bem (por exemplo, você leva 20 latinhas a um posto e recebe um brinde);
PICs (Programa Interno