Análise do poema : She Walks in Beauty
Nome: M.
O Poema intitulado “She Walks in Beauty” , traduzindo para o português “Ela caminha em beleza” foi escrito no período literário romântico pelo celebre escritor inglês, Lord Byron, no século XVIII.
A partir do seu titulo já podemos nos perguntar, como alguém caminha em beleza? Byron já inicia seu poema com uma metáfora referindo-se a uma mulher que de tão majestosa caminha sobre a beleza. Ainda no primeiro verso compara a mulher com a noite , uma sublime metáfora que nos remete aos valores românticos, assim como toda a primeira estrofe carregado de elementos inalcançáveis como escuridão e luz contrastando esses elementos, e o foco estão nos olhos da mulher, o que tornam as comparações de sua beleza com esses elementos fazendo a um pouco soturna e inatingível, trazendo elementos indiscutivelmente românticos a suas características.
Na segunda estrofe Byron continua suas comparações ainda mais eloqüente sentimentalista a respeito do brilho que emana da mulher em meio a toda escuridão, mostra o contraste entre os cabelos negros e o rosto iluminado. Nesse ponto podemos observar que o eu lírico esta cada vez mais apaixonado e não mede palavras para descrever quão esplendoroso é a sua amada.
Na terceira estrofe o autor deixa de lado o aspecto de luz e escuridão e seu foco maior vai para as características da mulher que o conquistaram, implicitamente essa ultima estrofe é onde o eu lírico é mais ‘pé no chão’ e podemos constatar que ele reflete sobre a inocência da mulher amada e vê que seus desejos por ela vão ficar apenas no plano platônico.
Analisando o poema no geral concluímos que apesar de toda admiração pela mulher em questão, não fica muito clara quais são as relações existentes entre os dois ou o quão próximos são, portanto ficamos apenas no campo da dedução onde podemos perceber a admiração do eu lírico, ou seja Lord Byron nos deu o poder de imaginarmos a situação do nosso ponto de vista e