lixo
Curso Técnico em Meio Ambiente
DISCIPLINA: Gerenciamento de Recursos Hídricos, Gerenciamento de Resíduos e Gestão Ambiental das Cidades.
PROFESSORES: Antonio Brandão, Venina Prates, Cesar Ap. Da Silva, João Gomes, Marcos R. Maiolo e Ivonete Ap. Dos Santos.
Etapa Inicial
Alunos: Creonice
RESPONDA AS QUESTÕES PROPOSTAS
A poluição não termina com os aterros sanitários controlados, pois existe o Chorume, ou seja, a composição física – química que é extremamente variável, podendo conter altas concentrações de metais pesados, sólidos e compostos orgânicos vindo da degradação de substancias metabolizados, carboidratos, proteínas e gorduras, possui uma cor escura com grande odor devido à concentração de Demanda Biológica de Oxigênio (DBO). Essas substâncias podem contaminar os solos, águas superficiais e subterrâneas.
É preciso conscientizar a população para que se empenhe na separação e acondicionamento diferenciado dos materiais reciclados em casa. Organizar Cooperativas com catadores, capazes de atender a coleta de recicláveis oferecidos pela população e comercializá-la junto às fontes de beneficiamento. A importância da gestão dos resíduos sólidos e a eficiência da preservação dos recursos naturais. A atuação de subsistemas específicos que demandam instalação, equipamentos, pessoal e tecnologia, não somente disponíveis na prefeitura, mas oferecidos pelos demais órgãos envolvidos.
A atividade proposta é de grande importância para nossa formação e alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, pois além de nos informar sobre como devemos cuidar do meio ambiente e de como preservá-lo, podemos também aplicar métodos de conscientização para a população. Essa atividade vem aumentar nosso conhecimento principalmente no que diz respeito ao aterro sanitário controlado, uma nova realidade que vem a minimizar a problemática dos lixões a céu aberto nas cidades.
Referências
Acesso em: