Técnico de Segurança
Um trabalho cientifico que dispensasse uma apresentação rigorosa em conformidade com as regras da ABNT, ainda que substanciosa, poderia causar estranheza à banca examinadora e à comunidade acadêmica. Uma apresentação adequada, em geral, constitui-se em zelo e respeito por aqueles que são destinatários do trabalho. Favorece também a criação do efeito de rigor, de objetividade, de interesse pela pesquisa e pelo conhecimento científico, trabalhos que seguem normas estabelecidas e reconhecidas pela comunidade acadêmica alcançam credibilidade.
1.1 Relevância da comunicação cientifica
Quando se redige uma monografia, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), as situações são diferentes daquelas ocorridas no ensino fundamental e médio. Já não se trata de exercício formal, para correções gramaticais. Escreve-se sobre um assunto que se domina, assunto que se tem conhecimento consistente, da área da especialidade a que se dedica, objetiva-se fazer ciência.
A linguagem não deve ter adornos, ou exageros estilísticos. Um texto cientifico não admite excesso de adjetivação. Da mesma forma, excesso de academismo, com citações a todo momento, tabelas gráficos, pode acarretar prejuízo à estratégia de comunicação.
Embora a metodologia cientifica e as técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos recomendem o uso da terceira pessoa, modernamente alguns autores afirmam que emprestar ao texto certa emoção e sensibilidade constitui-se em fator desejável numa redação. A postura de neutralidade excessiva, não comprometedora, pode levar ao desinteresse. Assumir posições, ser polêmico, manifestar coragem para a critica são comportamentos positivos.
No Trabalho de