Tecnico de Segurança
Em 1.972, foi elaborado pelo Governo, um plano que ficou denominado PNVT – Plano Nacional de Valorização do Trabalhador. Integrando este plano, o Governo Federal, tornou obrigatória a formação de Serviços Especializados em Segurança, Higiene e Medicina no Trabalho, o SESMT. Para tornar possível o cumprimento desta obrigatoriedade pelas empresas, o PNVT previa a formação de profissionais de Segurança e Medicina do Trabalho em caráter de emergência, através da estruturação de recursos intensivos, com cargas horárias reduzidas, para formação de Médicos e Enfermeiros do trabalho e de Engenheiros e Inspetores de Segurança do Trabalho. Em 1.985 não mais se ministrava estes cursos intensivos de emergência, que foram substituídos pelos cursos de especialização para engenheiros e técnicos de segurança. As atividades do Técnico de Segurança foi denominado pela Ministra de Estado do trabalho, Dorothea Werneck, em 09 de Abril de 1.986, que vamos destacar a seguir algumas de suas atividades.
Missão do Técnico de Segurança.
O Técnico de Segurança tem a missão de supervisionar as atividades ligadas à segurança do trabalho visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes de trabalho, observando o cumprimento de toda a legislação pertinente.
Responsabilidade do Técnico de Segurança.
Promover inspeções nos locais de trabalho, identificando condições perigosas, tomando todas às providencias necessárias para eliminar as situações de riscos, bem como treinar e conscientizar os funcionários quanto às atitudes de segurança no trabalho. Preparar programas de treinamento sobre segurança do trabalho, incluindo programas de conscientização e divulgação de normas de segurança, visando ao desenvolvimento de uma atitude preventiva nos funcionários quanto à segurança do trabalho. Distribuir os equipamentos de proteção