Lixo No Solo
Com as grandes aglomerações humanas com o crescimento da cidade fez com que o desenvolvimento de industrias e tecnologias produzissem mais lixos que acumularam no meio ambiente. Apesar do lixo orgânico ser decomposto reciclado e devolvido ha também o lixo industrial como o hospitalar como as latas, plásticos, garrafas que boa parte são biodegradáveis que não são decomposto por seres vivos e se acumulam na natureza.
O material orgânico ele sofre a ação dos decompositores como o restos de alimentos que ao ser decomposto forma o chorume . chorume ele é um caldo escuro ácido q se infiltra no solo quando ele esta num nível alto ele pode atingir o subsolo e contaminar águas de nascentes, poços o principal fator e mais preocupante e a poluição por produtos químicos como exemplo o pesticida que pode ser aplicado na lavadoura por saturar o solo ser dissolvido pela água e absorvido pela raízes de plantas, exemplo o processo rotação de culturas que usa plantas leguminosas esse processo não satura o solo sendo mais econômico e não prejudica a saúde das pessoas.
- Lixo eletro-eletrônico Com o grande aumento da produção e consumo de produtos eletrônicos nas últimas décadas, cresceu também a geração deste tipo de lixo. Quanto jogado no solo, estes produtos (monitores, celulares, baterias, televisores, impressoras, etc.) liberam, com o passar do tempo vários elementos químicos que contaminam o solo.
- Elementos radioativos Embora existam poucos casos, quando ocorrem geram problemas gravíssimos. Acidentes em usinas nucleares ou descarte de equipamentos quem usam elementos radioativos (máquinas de Raio-X, por exemplo), podem deixar o solo contaminado por séculos. Sem contar que se uma pessoa entrar em contato com o solo com este tipo de contaminação pode morrer ou