Lixo solo
Apresentação
CIEP MUNICIPALIZADO 147 CECÍLIO BARROS PESSOA
Alunas : Carolina e Raquel
Disciplina :Ciências
Professora :Márcia
Turma :601
Série : 5ª Ano :6º
O solo
O solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo.
O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes ópticas. Para um agrônomo, através daedafologia, solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida vegetal. Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção. Para um biólogo, através da ecologia e da pedologia, o solo infere sobre a ciclagem biogeoquímica dos nutrientes minerais e determina os diferentes ecossistemas e hábitats dos seres vivos.
▪ Pedogênese é o processo químico e físico de alteração (adição, remoção, transporte e modificação) que atPrincipal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento (H2O, O2 e nutrientes) e disseminação; ▪ Reciclagem e armazenamento de nutrientes e detritos orgânicos; ▪ Controlo do fluxo da água e acção protectora da qualidade da água subterrânea; ▪ Habitat para a fauna do solo. ua sobre um material litológico, originando um solo.
▪ primeira camada é rica em húmus, detritos de origem orgânica. Essa camada é chamada de camada fértil. Ela é a melhor para o plantio, e é nessa camada que as plantas encontram alguns sais minerais e água para se desenvolver. ▪ A outra camada é a camada dos sais minerais. Ela é dividida em três