lixo hospitalar
Lixo hospitalar
Hoje sabemos que o lixo é uma das coisas que mais geram complicações dentro do ambiente hospitalar. A Falta de atenção dos profissionais ao descartar os equipamentos, traz muita dor de cabeça, para toda equipe do hospital saber onde exatamente descartar um material usado faz muita diferença, pois descartar da maneira errada pode trazer complicações na saúde dos profissionais.
Um hospital produz resíduo a toda instante resíduos de diferentes classificações: infectante, químico, comuns, perfurante.
O que vamos tratar
O que são resíduos.
Tipos de resíduos.
O que é resíduo hospitalar.
Quais são os riscos que os resíduos podem causar. Como e feito o descarte de perfuro cortante.
Etapas do recolhimento dos resíduos.
O que são resíduos hospitalar?
Como todos sabem resíduos é tudo aquilo que não tem mais serventia na ala hospitalar como seringas, agulhas, gases, bolsa e etc.
Sabendo que todos os resíduos têm sua categoria e que teve ser separada adequadamente. A ANVISA criou a lei 33/03 que diz que é obrigação do hospital separar o lixo. E cada resíduo é classificado com grupos de A e D cada um com o seu grau de risco.
Com a lei 6437/77 que prevê de notificações que pode ser punido aquele que quebra as regras valor de multa é de 2 a 1,5 milhão
De acordo com a Resolução RDC nº 33/03, os resíduos serão classificados como:
• Grupo A (potencialmente infectantes) - que tenham presença de agentes biológicos que apresentem risco de infecção, como bolsas de sangue contaminado.
• Grupo B (químicos) - que contenham substâncias químicas capazes de causar risco à saúde ou ao meio ambiente, independente de suas características inflamáveis. Por exemplo, medicamentos para tratamento de câncer, reagentes para laboratório e substâncias para revelação de filmes de Raios-X.
• Grupo C (rejeitos radioativos) - materiais que contenham radioatividade em carga acima do padrão e que não possam ser reutilizados, como exames de medicina