204964800264
587 palavras
3 páginas
Parte 1 : Como surgiu a relação da matemática nas antigas construções civisEngenharia Civil
A engenharia é a ciência, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.
Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente.
Os engenheiros aplicam as ciências físicas e matemáticas na busca por soluções adequadas para problemas ou no aperfeiçoamento de soluções já existentes. Mais do que nunca, aos engenheiros é agora exigido o conhecimento das ciências relevantes para os seus projetos, o que resulta que eles tenham que realizar uma constante aprendizagem de novas matérias ao longo de todas as suas carreiras.
A trigonometria é usada em todo e qualquer cálculo de projeto estrutural da construção civil. Principalmente em cálculos que envolvem física (a maioria deles entra nesse caso), mecânica de materiais, mecânica de solos, resistência de materiais, dimensionamento de esforços solicitantes, entre outros.
Cálculo Matemático e a profissão de Engenheiro Civil
A matemática é fundamental à formação dos engenheiros, seja qual for o seu ramo .É usada na construção de edifícios, estradas, túneis, metros, barragens, portos, aeroportos, fábricas, sistemas de telecomunicações, criação de dispositivos mecânicos, eléctricos, desenvolvimento de máquinas, entre outros.
A engenharia civil faz aplicação de conhecimentos científicos com certas habilitações específicas para criar estruturas e dispositivos que convertem recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas.
A função de engenheiro civil, tem como ferramenta fundamental a aplicação do