redes indurtriais
PESQUISA:
SOBRE REDES INDUSTRIAIS
ALEX ALVES OLIVEIRA
BRUNO ALEF DA SILVA
EMERSON DE SOUZA SANTOS
IGOR RODRIGUES BUENO
ROBSON LEONARDO DA SILVA
VINÍCIUS MONTEIRO LARIOS
Prof. RUBENS PENNA
SÃO PAULO
2014
PERGUNTAS BASEADA NA PESQUISA
1 - Por que o uso de redes?
2 - Podemos ter rede de escritório em ambiente de chão de fabrica?
3 - Qual a diferença entre redes industriais e rede de escritório?
O uso de redes é muito importante em todas as tecnologias associadas ao controlo industrial, as redes de comunicação é a que sofreu maiores evoluções na última década seguindo, aliás, a tendência global de evolução das comunicações que se tem visto atualmente no mercado, praticamente em todos os ramos de atividade, desde as telecomunicações móveis, à internet, à comunicação sem fios (wireless), etc. Sendo usados nas indústrias, escritórios, residências e em qualquer lugar podemos visualizar esse crescimento.
A utilização das redes permite a comunicação rápida e fiável entre equipamentos e o uso de mecanismos padronizados, que são hoje em dia, fatores indispensáveis no conceito de produtividade industrial. Com o aumento de automatizar as máquinas e sistemas, aumentou a quantidade de cabos a utilizar nas ligações paralelas. Devido ao aumento do número de Entradas/Saídas as especificações dos cabos são muitas vezes elevadas, por exemplo, para a transmissão de valores analógicos. Assim, a ligação em série dos componentes em um bus de campo é cada vez mais utilizada, devido ao menor custo de material e mão de obra, redução significativa da quantidade de cabos, maiores velocidades nos tempos de comando e respostas dos sistemas, entre outros benefícios.
Um bus de campo aberto permite a interligação de vários PLC’s, mesmo de fornecedores distintos, e também de outros componentes de campo. Todos ligados ao mesmo bus permitem a comunicação dos dados, com maior fiabilidade e