Material mcti 2012
MUDANÇAS CLIMÁTICAS COP-17: Conferência das partes sobre o clima realizada em Durban (África do Sul). É um encontro anual. Foi acordado a prorrogação por pelo menos mais 5 anos do Protocolo de Kyoto. Nessas conferências são discutidos temas que estão abrangidos dentro das diretrizes do protocolo e seus mecanismos, como o mercado voluntário de carbono, mecanismos de desenvolvimento limpo, commodities ambientais, o fundo verde do clima criado durante a cop-17, fundo que irá fomentar países em desenvolvimento técnicas para que estes reduzam suas emissões. Esse fundo é administrado pelo fundo global para o meio ambiente (GEF). O fundo verde tem o comprometimento dos países desenvolvidos de doar 30 bilhões em 2012 e 100 bilhões por ano até 2020, para auxiliar os países em desenvolvimento a reduzirem duas emissões. Atualmente o Brasil contribui com a emissão de gases de efeito estufa principalmente através do desmatamento. Para tanto a ONU lançou o programa REDD (Redução de emissões por desmatamento e degradação de florestas) para os países em desenvolvimento, que são voluntários no protocolo de Kyoto.
PROTOCOLO DE KYOTO O protocolo tem como objetivo primordial alcançar a estabilização da concentração de gases de efeito estufa (GEE), foi adotado em 1997, durante a COP-3. Este protocolo precisou ter regras de implementação discutidas e acertadas no acordo de Marrakesh. O protocolo divide seus signatários em dois grupos:
- Países Anexo I: Países desenvolvidos que se comprometeram em reduzir a emissão de 6 tipos de gases de efeito estufa, em pelo menos 5% em relação a níveis de 1990.
- Países não anexo I: Países em desenvolvimento, estes não possuem metas obrigatórias.
- Gases de efeito estufa: Absorvem parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre dificultando seu escape para o espaço. São eles: Dióxido de carbono (CO2), Metano (ch4), óxido nitroso (N2O), perfluocarbonetos (pfc’s), hidrofluorcarbonetos (hfc’s)