Avanço tecnológico
ERNAND
AVANÇO TECNOLÓGICO: O APOIO FINANCEIRO DO ESTADO ÀS EMPRESAS NACIONAIS
AVANÇO TECNOLÓGICO: O APOIO FINANCEIRO DO ESTADO ÀS EMPRESAS NACIONAIS
RESUMO
Este artigo aborda os incentivos do governo para os avanços tecnológicos através de medidas criadas pelo Governo Federal e o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI). Em parceria com duas agencias de apoio, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), consideradas importantes no fomento tecnológico do país, o MCTI passou a coordenar programas e ações governamentais incentivando a inovação tecnológica em âmbito nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
Leis conhecidas como Lei da Inovação e Lei do Bem foram regulamentadas promovendo o desenvolvimento tecnológico, com finalidades de integrar universidades e empresas e, apoiar financeiramente às empresas por meio de linhas de Financiamentos, Subvenção Econômica e Incentivo Fiscal. As linhas de Financiamentos são programas não reembolsáveis e reembolsáveis: Inova Brasil e Juro Zero.
A inovação tecnológica infelizmente não é tão presente nas empresas brasileiras, porém significantes passos estão sendo dados gerando gradativamente oportunidades a empresas que procuram se expandir no mercado e em novos mercados com seus produtos e serviços. As trajetórias de inovações no Brasil, por mais que se tem divulgado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, ainda é tímida, e a burocracia impede que haja um usufruir maior das empresas. Parcerias entre universidades e empresas são escassas, mas juntas podem criar ambientes propícios para o país galgar posições mundiais, e proporcionar mais desenvolvimento e crescimento econômico.
PALAVRAS-CHAVE: AVANÇO TECNOLÓGICO, GOVERNO E EMPRESAS.
1. INTRODUÇÃO
2.1 Importância do Tema
O presente artigo visa trazer ao conhecimento do leitor informações a respeito das ações