Análise temática do filme abril despedaçado
O filme, Abril Despedaçado, retrata os conflitos interindividuais e o sofrimento de duas famílias do sertão nordestino. O enredo está relacionado a elementos geográficos e socioculturais que se associam aos costumes e tradições do sertanejo.
Sertão brasileiro, abril de 1910, um conflito motivado pela posse de terras mostra à dura e cruel realidade das famílias Breves e Ferreira. A violência e a vingança são ocorrências trágicas que marcam a vida dessas famílias, durante esse período. Esses acontecimentos são legitimados pela existência de um código de vingança relacionado a uma ideologia fundamentada na honra das famílias. Dessa forma, Tonho é incentivado pelo pai a vingar a morte de seu irmão e cumprir o que determina o código moral estabelecido entre as duas famílias.
Por conseguinte, é indispensável a analise e compreensão dos fatores ambientais, culturais e sociológicos para determinar a relação da temática da narrativa com o seu respectivo título.
2-COMO SE DÁ A PASSAGEM DO TEMPO NO FILME
A moenda, o menino no balanço e a moça que gira na corda são elementos que assinalam fortes alterações na passagem do tempo. O movimento cíclico da bolandeira proclama mudanças no cotidiano da família Breves.
O movimento ininterrupto da moenda marca o sofrimento e as enormes dificuldades do cotidiano de pessoas que trabalham na agricultura de subsistência e na produção de rapaduras. É desse modo que a rotina diária dos Breves gira simbolicamente em torno do velho engenho e de uma tradição tão antiga quanto ele.
Tonho cria coragem e vai viver seus últimos dias seguindo a dupla circense, onde conhece a menina Clara, passando a viver momentos de alegrias que desperta nele sentimento de amor à vida e ao próximo. Os movimentos giratórios da menina Clara na corda simbolizam mudanças nas circunstâncias temporais e na afetividade dos personagens.
Portanto, a passagem do tempo no filme se dá através do movimento continuo da moenda,