Internet
Independentemente do tipo de comportamento, os consumidores na internet não podem ser ignorados, principalmente aqueles que fazem parte do seu público-alvo. De um jeito ou de outro é possível impactá-los com ações direcionadas, estrategicamente articuladas a suas preferências. Dessa forma, evita-se errar em virtude de um posicionamento que pode ser considerado invasivo ou inadequado de qualquer outra forma.
Para ajudar empresas e marcas a alinharem melhor a sua atuação na internet, a TNS realizou a pesquisa Digital Life, por meio da qual foram levantados 6 tipos diferentes de internautas. Em entrevista ao Mundo do Marketing,Marcel Ueno, especialista em pesquisas de Stakeholder Management da TNS no Brasil, afirmou: “Nem todos aceitam a informação da mesma maneira, por isso é importante estudá-los para saber como agir”.
1. Consumidores com maior nível de compra online * Características: são os mais ativos e estão sempre conectados. Usam redes sociais, buscam informações, realizam atividades multimídia, jogam e até procuram parceiros. São abertos às marcas e mantêm uma relação apaixonada com a internet. * Como atingir o perfil: podem ser feitas divulgações em fan page, usando social games e mesmo vídeos de propaganda. É preciso estar atento, pois esses consumidores participam de comentários e, embora sejam acessíveis, eles postam reclamações caso se sintam prejudicados pela marca.
2. Consumidores que têm maior envolvimento com as marcas * Características: são os chamados “influentes” e estão na segunda posição do quesito compras online. São jovens que têm