lixo hospitalar
O lixo hospitalar é um resíduo descartado por hospitais, clínicas e necrotérios que oferece alto teor de contaminação para o ser humano e para o meio ambiente se não for descartado corretamente.
Caso o lixo hospitalar seja descartado junto com o lixo comum, existe a possibilidade dos catadores de lixo e outras pessoas que fazem o seu transporte se contaminem com doenças como a AIDS e a hepatite transmitidas através do sangue contido nas seringas.
Lixo orgânico
Definição
Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza.
Tratamento
Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar conseqüências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água.
Chorume
No processo de decomposição (apodrecimento) do lixo orgânico é produzido o chorume, que é um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável. O chorume também é um elemento que pode provocar a contaminação do solo e das águas (rios, lagos, lençóis freáticos).
Lixo reciclavel
O lixo reciclável ou material reciclável é todo material que após ser utilizado pode ser reutilizado para fabricação de novos produtos. A reciclagem é uma alternativa para amenizar a quantidade de resíduo a ser tratada numa cidade.
Reacoes quimicas
As conseqüências ambientais decorrentes do inadequado tratamento dos resíduos sólidos urbanos são sentidas diretamente na qualidade do ar, da água e do solo, através da contaminação pelos gases e lixiviados (chorume) gerados na decomposição desses resíduos, além dos metais pesados que causam sérios problemas de saúde.
A natureza é regida por reações químicas bem definidas, as quais transformam materiais e trocam energia com