Instalação elétrica residencial
MAURÍCIO ALBERTI
PROJETO ELÉTRICO RESIDENCIAL
Três de Maio
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A eletricidade é praticamente utilizada por toda a população mundial, na maioria das casas existem redes elétricas, e um número bem significativo dessas casas, principalmente as mais antigas, não possuem um projeto elétrico residencial, com esse objetivo nosso trabalho é um projeto elétrico de uma residência seguindo a norma NBR 5410, estabelecendo segurança para a residência e para os ocupantes da mesma.
CAPÍTULO 1: DISPOSIÇÕES GERAIS:
A residência encontra-se no município de Horizontina – RS. A norma utilizada para o projeto foi a NBR 5410 que nas condições de instalações elétricas de baixa tensão garantem a segurança e funcionamento da instalação, a norma se aplica a edificações e este projeto é residencial.
CAPÍTULO 2: MEMORIAL DESCRITIVO
ILUMINAÇÃO E TOMADAS:
São as lâmpadas que proporcionam a iluminação de um determinado ambiente em forma de energia luminosa, onde a luminária faz parte da lâmpada proporcionando assim melhor aproveitamento da luz gerada, maior segurança de instalação e visual estético mais apresentável, (CREDER, 2002).
Já as tomadas fazem a energização de aparelhos através de contato plugue, onde desde o dia 01/07/2011, amparado pela NBR 14136, foi estipulado um padrão universal de tomadas, de modo que outros modelos de tomadas não podem ser comercializados segundo o Inmetro.
O modelo de tomada possui três pinos podendo ser utilizado em circuitos monofásicos ou bifásicos, onde possui uma entrada Fase, uma Neutro e uma entrada de aterramento. Nos casos de tomadas de voltagem trifásica utiliza-se uma tomada especifica, (INMETRO, 2011).
Figura 1: padrão brasileiro de tomadas.
Fonte: Inmetro, 2011
TIPOS DE ILUMINAÇÃO
Segundo Creder (2002), as luminárias dispõem de lâmpadas de dois tipos, as incandescentes e de descarga.
As lâmpadas